Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As Duas Viagens de Lecoq

O "Quintal de Criação", espaço com tem cerca de 300 metros quadrados, e abriga local dedicado à leitura de peças, workshops, oficinas de palhaços e ensaios estará exibindo gratuitamente o documentario "As Duas Viagens de Lecoq" seguido de debate com Ricardo Napoleão.

Lecoq X Decroux
Jackes Lecoq, ao lado de Decroux, foram os maiores professores de mímica em Paris por mais de quarenta anos.Ao contrário de Decroux, que defendia a mímica pura, Jacques Lecoq entra para este cenário como se previsse a síntese que estava por vir e, de fato, encorajou o hibridismo.

Apesar de já terem sido considerados opostos e até rivais por alguns é fácil reconhecer vários princípios em comum entre eles. O mais notório é que ambos mantiveram aceso o espírito da Ecole du Vieux Colombier. Lecoq afirma que ensinou o mímico a falar. Já formou diversos profissionais, como Pierre Byland, Phillipe Gaulier, Claude Evard, Phillipe Avron, Alberto Vidal, Ariane Mnouchkine, Steven Berkoff, Luis Otávio Burnier, entre tantos. Se hoje ouvimos falar sobre o trabalho do clown, do bufão, das máscaras, do Circo Novo, da Mímica Contemporânea e do Teatro Físico, devemos muito dessa responsabilidade a Jacques Lecoq.


"As Duas Viagens de Lecoq" exibição de filme seguido de debate com Ricardo Napoleão.
Entrada gratuita - 12 de fevereiro - Sábado 20h - 23h
Quintal de Criação - Rua Medeiros de Albuquerque, 381 - Vila Madalena - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário