Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sobre o Clown

O Clown é a exposição do ridículo de cada um, logo, ele é um tipo pessoal e único. Assim qualquer um pode ter um Clown com tendências e estilos baseados na sua personalidade.
O Clown, portanto, não representa, ele é. Não se trata de um personagem, ou seja uma entidade externa a nós, mas da ampliação e dilatação dos aspectos ingênuos, puros e humanos, portanto ‘estúpidos’ do nosso próprio ser.

O Clown não serve apenas para fazer rir, ele pode ser poético, lírico e muitas vezes fazer chorar.
Então basicamente ele é completamente baseado em nossas características: boas e ruins.
O Clown muitas vezes parece inadequado e impertinente; entretanto, seu descomprometimento e aparente ingenuidade lhe dão o poder de zombar de tudo e de  todos impunemente, é claro que sabendo agir com sensibilidade e inteligência.

O Clown pode ir a qualquer lugar sem se preocupar com nada, ele é adequável a tudo e a todos, para ele tudo é possível, mas nem tudo é fácil e em tudo existe a possibilidade para o riso.Mas, para alcançar o estado do clown, o ator procura adequar suas matrizes internas às características do palhaço. O Resumo disso propicia a expressão de uma particularidade através de um tipo cômico aparentemente imutável. Isso confere ao palhaço um grau de universalidade que se manifesta de forma particular. Ou seja, ele é, ao mesmo tempo, único e universal.
 
O Clown não é um ator e nem um personagem, o ator vê o erro e disfarça e o clown vê o erro e se diverte com ele, mostra para o público que errou. O Erro é bom e torna – se um instrumento de trabalho. Enquanto o ator é um personagem e não pode fugir dele, o palhaço não tem limitações ele nunca é o mesmo, ele nunca tem a mesma idade, ele não tem regras. Ele se transforma no que ele quer, ele é o que ele quer ser.

O Clown não se limita a mostrar o defeito das pessoas, eles podem se tornar interessantes e engraçados. As pessoas rindo de si mesmas não condenariam quem revelou seus defeitos.

QUANDO APRENDEMOS A ENXERGAR NOSSOS DEFEITOS E ACEITA – LOS, SE TORNA MAIS FÁCIL ACEITAR E CONVIVER COM O MESMO "

(texto extraido do site do grupo Clown Circo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário